Agendamento para Carteira de Identidade Nacional

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Informações gerais Locais de atendimento RG Urgente Fale conosco
  • A primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita.

  • A carteira anterior tem vigência até 28 de fevereiro de 2032. Portanto, não precisa pressa para emissão do novo documento.

  • A atualização do documento deve ocorrer em casos de fotos desatualizadas, desgaste, dados ilegíveis ou por alteração de nome.

  • A Carteira de Identidade Nacional (CIN) ficará disponibilizada no aplicativo GOV.BR.

  • O agendamento está disponível de segunda à sexta-feira a partir das 08h00.

  • O horário do agendamento é uma previsão de quando o requerente será atendido.

  • Ao ser realizado o atendimento será solicitado um e-mail para o envio do QRcode que possibilitará o uso do RG DIGITAL. Atenção! Verifique se o e-mail com o QRcode não foi para sua caixa de spam.

  • As Portaria nº 196/2021-GDG/ITEP e Portaria nº 126/2022-GDG/ITEP estabelecem os critérios para isenção da taxa da segunda via da carteira de identidade.

  • O Instituto de Identificação disponibiliza o serviço RG de Urgência. Uma forma de solicitar e receber sua carteira de identidade em até 10 dias úteis. Para solicitar um RG Urgente é preciso realizar o agendamento em qualquer Central do Cidadão e após o atendimento enviar um email para rgurgente@itep.rn.gov.br. No corpo do email você deve enviar seus dados completos, o protocolo de atendimento, o motivo da urgência e algum documento que comprove seu pedido. Verifique abaixo quais situações são aceitas para disponibilização do RG de Urgência.
    • Catástrofes naturais;
    • Matrícula escolar (apresentar documento da instituição de ensino que informe que é necessário apresentar a carteira de identidade para fazer a matrícula);
    • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
    • Por necessidade de viagem a trabalho (desde que comprovado com declaração da empresa especificando a impossibilidade de planejamento da viagem com a devida antecedência);
    • Solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde (apresentar a documentação que comprove a solicitação);
    • Interesse da Administração Pública;
    • Certames públicos ou particulares, como inscrição em eventos esportivos (apresentar a Inscrição);
    • Solicitação de benefícios perante órgãos públicos ou dinheiro retido em banco.

  • Entre em contato com o Instituto de Identificação pelo Whatsapp (84) 98137-2135 ou através do e-mail rgurgente@itep.rn.gov.br

  • O Instituto de Identificação está localizado na Avenida Duque de Caxias, 80, Ribeira, Natal/RN. Está aberto ao público externo para resolução de problemas ou informações de 08h às 14h, de segunda-feira à sexta-feira.